Inteligência Emocional na Prospecção

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Calendário 14 de outubro de 2020
Autor Equipe RPTrader
Inteligência Emocional na Prospecção

O primeiro conceito de inteligência emocional veio de Darwin onde ele notou a importância da emoção para a sobrevivência das espécies. 

Já com o passar do tempo vieram muitos outros cientistas, assim como Goleman que nos mostra a empatia como uma habilidade interpessoal e intrapessoal.

Entretanto, Rodrigo Fonseca, aprimorou os pilares da Inteligência Emocional pensando no cenário moderno e digital que vivemos. Ele a define como:

“A capacidade de reconhecer em si mesmo e nos outros as emoções, bem como a interação e o impacto delas na vida de cada um, além de saber como redirecionar cada uma delas para gerar melhores resultados para todos.”

Portanto, a inteligência emocional é saber lidar com as adversidades, com os sentimentos, administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor.

Com isso, pessoas que possuem essa habilidade conseguem pensar e agir de forma mais consciente sem deixar que as emoções tomem conta. Assim, conseguindo evitar que traumas e doenças psicossomáticas sejam criadas.

Qual a importância da inteligência emocional para a prospecção? 

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São pequenas ações que tornam seu trabalho mais objetivo e assertivo.

Desta forma, todos nós sabemos que a vida é cheia de desafios diários, assim como: metas, prazos, saúde, compromissos e etc.

Aonde você vai, você é observado, analisado e cobrado o tempo todo, e na prospecção não é diferente, vivemos em um mundo de pressão constante e se você não possuir equilíbrio emocional, você “pira”.

Por isso, pessoas que possuem essa mentalidade encaram o seu dia a dia com mais leveza e menos estresse, conseguindo contornar as adversidades sem que isso cause danos internos.

Saber lidar com nossas emoções nos torna pessoas mais resilientes, que conseguem lidar com imprevistos, mudanças e assim aumentando a qualidade de vida no trabalho.

Quais os benefícios?

Segundo dados da OMS estima-se que até 2030 a depressão seja a causa principal de invalidez no mercado de trabalho, e ainda que mais de 300 milhões de pessoas sofram de ansiedade ou depressão pelo mundo.

Sendo assim, de um modo geral isso vem se tornando comum em um mundo cada vez mais globalizado, nosso cérebro emocional é muito mais rápido que o racional, pensamos pouco antes de agirmos.

E por que isso influencia na prospecção

Porque os benefícios estão interligados aos resultados. Abaixo segue alguns desses benefícios que a inteligência emocional pode trazer:

  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Direcionamento competente das emoções;
  • Aumento do nível de comprometimento com metas de vida;
  • Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
  • Aumento do nível de felicidade;
  • Superação de barreiras;
  • Clareza nos objetivos e ações;
  • Melhor administração do tempo;
  • Diminuição dos níveis de estresse;

Entre outros…  

Como desenvolver a inteligência emocional?

Para ter mais qualidade de vida e equilíbrio, reconhecer que suas emoções influenciam nas suas ações é fundamental. O que as pessoas não sabem é que todos possuem a habilidade de desenvolver cada uma de suas emoções.

Para que a isso funcione, além da teoria, você precisa por em prática o aprendizado. Seu cérebro não registra as mudanças se você não o fizer.

Além disso, o mais importante de tudo é como você irá ressignificar cada uma de suas emoções. A raiva, medo, amor, alegria e tristeza, você estará frente a frente com cada uma dessas emoções, e mudará totalmente o que elas representam na sua vida.

Em conclusão, é como uma via de mão dupla, a prospecção e a inteligência emocional andam de mãos dadas! Quanto mais equilíbrio e mais conhecimento de si, mais resultados positivos a sua volta!

Então sorria e o mundo lhe sorri de volta!

Para finalizar, deixo este vídeo do Rafael Mendes para você assistir, onde ele dá mais dicas do tema abordado acima.

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Por, Laila Hobi

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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil