Nos últimos posts trabalhamos sobre o funcionamento da prospecção e validação. E uma técnica extremamente relevante, para ambas as etapas e também dentro do mundo comercial como um todo é o Follow-up. Mas você sabe o que significa?
Follow-up é uma estratégia que tem por objetivo a continuidade de contato com o seu prospect e uma maior visualização de como está seu interesse e quais são os próximos passos para dar-se início a venda. O follow-up nos auxilia a criar um vínculo mais próximo com o cliente e assim alinharmos as expectativas juntos até a hora da negociação e da venda propriamente dita.
É essencial utilizar-se de algumas técnicas para que o Follow-up seja realizado da melhor maneira possível e que o cliente não pense que você está tentando empurrar algum serviço ou produto que não faça sentido. Alinhando assim as expectativas de ambos os lados em todo o processo. Aqui, vamos te ajudar com 5 técnicas infalíveis:
Sempre importante, ao entrar em contato com o prospect, ter os motivos específicos bem claros do contato e como a sua empresa pode auxiliar na dor do cliente. Oferecendo de antemão uma solução para o problema. Ou seja, as chances do possível cliente se mostrar aberto e interessado em realizar este contato aumentam drasticamente quando este consegue visualizar o valor que a empresa pode gerar.
É importante, após este primeiro contato, que este cliente esteja constantemente em contato com o seu serviço. E desta forma não esqueça ou deixe a oportunidade passar. Mesmo que estes possíveis clientes não comprem de você, estes terão materiais disponíveis para caso precisem do seu serviço no futuro. E também para repassar para outros profissionais e colegas de trabalho que estejam tendo esta demanda no momento. Além disso, estas informações passadas ficaram na memória, o que pode trazê-los novamente quando estiverem em um momento mais oportuno para gerar negócio.
É fundamental que, com cada prospect na sua particularidade, seja dialogado a melhor forma de manter este contato. Seja através do e-mail, WhatsApp, entre outros meios dependendo da demanda de cada empresa. Ao ter esta comunicação clara e transparente as chances de gerar valor e consequentemente uma oportunidade, sem que fique um contato “chato” e persistente, aumenta de forma significativa.
No contato com o cliente, além de manter a leveza e a comunicação direta, é importante sempre definir os próximos passos, tanto para não esfriar o futuro cliente quando para que fique combinado entre ambos quando este contato ocorrerá novamente e assim não pegar o lead despercebido e surpreso com o contato.
Ter uma comunicação efetiva, sem muitas delongas, prendendo a atenção do possível cliente e ir direto ao ponto sem ser muito incisivo é a dica-chave para um feedback positivo. Porém, caso o seu serviço não faça sentido no momento, é importante receber este feedback, também de forma clara e objetiva, para assim estruturar os próximos contatos de forma mais efetiva para gerar mais oportunidades.
Agora que você aprendeu 5 técnicas infalíveis para fazer follow-up, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdo novo no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor, não deixe de conferir.
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Por, Amanda Pereira
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil