Existem hoje inúmeros canais de aquisição de clientes, que podem ser feitos em diferentes meios, como por exemplo: tráfego, anúncio em sites, prospecção, redes sociais, entre outros. Dentro de todos esses canais, temos os métodos de captação que chamamos de Inbound e Outbound.
Para exemplificar ambos os métodos, pensem na seguinte metáfora: o Inbound é como se fosse uma rede de pesca, em que o pescador consegue pegar uma quantidade significativa de peixe ao mesmo tempo, porém, sem conseguir escolher qual tipo que virá, se é de acordo com o peixe que ele procura ou não. Já o outbound seria como uma vara de pesca, o qual o pescador conseguirá, no mesmo intervalo de tempo, pegar menos peixes, porém consegue escolher o que irá pescar de acordo com os seus desejos e necessidades naquele momento.
O inbound portanto, é o método de captação onde os clientes procuram a empresa, através de um marketing bem estruturado aparecem inúmeras possibilidades de contato e parcerias, porém, nesse caso, aparecem muitos leads que não são qualificados para o seu tipo de negócio: podem até demonstrar interesse na solução, porém muitas vezes não tem possibilidade de arcar com os custos, ou não condiz com o que a empresa de fato quer para sua carteira de clientes, entre outros motivos.
Já com o outbound, ocorre o oposto: quem vai atrás é a própria empresa. Dessa forma, pode-se escolher de forma muito mais minuciosa a qualidade do seu lead, chegando para um momento de venda e fechamento aqueles contatos que realmente fazem mais sentido ao negócio, com um maior perfil e também gerando mais lucratividade. Porém, esse é um método mais prolongado, devido ao mapeamento da captação e a procura de leads ideais. Normalmente, nesses casos, são leads considerados “frios”, e que ainda não tem contato com o negócio e não levantaram interesse, então existe um fluxo de cadência mais longo, porém, muito efetivo.
Como extra, existe uma terceira forma de captação: por meio de indicações. Esse é um método onde existe um mediador, que faz a ponte entre o vendedor e o comprador, mas, que não é muito eficaz quando se trata de empresas maiores que já saíram do seu estágio inicial e que precisam aumentar e melhorar a qualidade do negócio.
Nós da RP somos especialistas na prospecção Outbound B2B e acreditamos que esse método para captação de novos clientes é extremamente importante para melhorar a qualidade da sua carteira de clientes e também a lucratividade da sua empresa.
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil