Estivemos em um excelente evento de prospecção e vendas que aconteceu em São Paulo!
O Make Sales Scalable – For Sales Leaders and Entrepreneurial é um workshop exclusivo para um grupo restrito de empresários e gestores comerciais com Aaron Ross ???? em São Paulo que visa levar educação e oportunidades para empresas e profissionais de vendas B2B, aconteceu no dia 05/11/2019 em São Paulo.
O evento teve participação do Aaron Ross, escritor do livro Receita Previsível (a bíblia de vendas no Vale do Silício).
Aaron Ross – Receita Previsível
Tema: Metodologia Predictable Revenue
O evento iniciou com a palestra do Aaron Ross, autor e escritor do livro Predictable Revenue, (Receita Previsível). Aliás, é leitura obrigatória para quem quer escalar as vendas do seu negócio.
Antes de tudo, nesta palestra Aaron Ross destacou a metodologia de qualificação de leads:
Spears – Ponta da faca ou lança, são os leads que chegam via prospecção ativa ou o mais conhecido Outbound, inclusive um dos pontos mais explorados da palestra.
Seeds – Semente, de fato o melhor tipo de lead, porém o mais difícil de escalar, são os famosos boca-a-boca.
Nets – A Rede, geralmente são os leads que chegam via marketing, de tal forma que, vem muito lixo, precisando de um trabalho posterior de qualificação de vendas.
Em suma, Marketing é um braço extremamente importante para ajudar e apoiar o time de vendas. Inclusive ele defende que Marketing tem que ter meta de geração de leads.
Success – Trabalhar sucesso do cliente para dobrar a receita e trabalhar um programa de indicação eficiente.
O destaque da sua palestra foi de fato o Outbound, como trazer novos leads via prospecção ativa. Aaron falou que não é favor no Cold Call, por conta disso, criou o Cold Call 2.0:
Prepare – Estágio de pesquisa, definir o target de acordo com a Persona do negócio e buscar informações sobre a empresa e o contato que será prospectado.
Prospect – Taxa média de 9% de resposta
Exemplo: 1 Para obter 10 respostas, 6 prospectar 112 novos contatos.
Begin Sales Cycle – Novas oportunidades de negócio, neste ponto, um time de vendas mais experiente assume a negociação.
Portanto, Aaron defende que vendedores não prospectam, esta atividade deverá ser desempenhada por um perfil específico, segmentar as áreas de vendas é extremamente importante, especialização traz previsibilidade.
Então fica mais fácil identificar qual área precisa de ajustes e solucionar o problema.
Em sua metodologia, uma matemática que funciona é, a cada 5 vendedores, 1 pré-vendas (Prospector).
Principal aprendizado: Ter foco, dedicar tempo para prospecção e ir direto no nicho, quando for levantar uma lista de empresas para prospectar, pense em nichos.
Por Rafael Mendes
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil