Para quem trabalha com vendas, o processo de prospecção de novos clientes é a chave para colher bons frutos no futuro. Por isso o planejamento de uma venda começa com uma prospecção bem executada e não apenas na etapa de fechamento. Mas afinal o que é prospecção de novos clientes?
De maneira simplificada, prospecção de novos clientes é um processo estruturado que tem como objetivo conectar-se com leads novos, entender se esse futuro cliente é fit para você, procurando qualificá-los e por fim acabar convertendo esse lead em uma venda.
O início do trabalho de prospecção é árduo e cansativo. Com a finalidade de ser assertivo e eficaz nesse processo é necessário sua equipe seja altamente qualificada. Desde seus os Traders de vendas, na etapa de pré vendas como seus vendedores na etapa de fechamento. Consequentemente sua taxa de conversão de propostas e vendas acabam aumentando.
A pirâmide de Chet Holmes (Máquina definitiva de venda), ilustra de maneira bem interessante o porquê é essencial para uma empresa realizar o processo de prospecção de novos clientes. Apenas 3% dos compradores estão dispostos a comprar agora, uma parcela muito pequena do mercado. O objetivo da prospecção é atingir os 97% restantes dos compradores, ou seja, ir atrás de prospects que não sabem que possuem uma dor que você pode solucionar, qualificando leads que não conhecem a sua empresa, tentar convencer leads que não tem interesse em sua solução e mostrar que você pode ser uma alternativa confiável. Enfim aumentar de maneira significativa o seu leque de oportunidades.
Separamos um conteúdo complementar, sobre a etimologia da palavra prospecção. Entenda mais assistindo nosso conteúdo exclusivo:
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Por, Luca Parolin
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil