A quem diga que a tendência de hoje no mundo em geral e também por trás de grandes negócios seja a inovação, e que seja essa a chave para sair na frente quando se trata de sucesso, mas vamos combinar que para certas coisas o básico e tradicional é o que acaba prevalecendo? Neste sentido, basta olharmos para os inúmeros cases de sucesso. Empresas que estão no mercado há anos e mantêm-se nas alturas quando se trata de referência. E porque não voltarmos os nossos olhos enquanto profissionais para observar as estratégias da concorrência? Isso é Benchmarking! Vem comigo explorar mais desse assunto.
Mais popularmente conhecido como análise da concorrência, Benchmarking é o ato de analisar, estudar, e pesquisar as estratégias de empresas do mesmo setor que o seu, ou seja, comparar produtos e serviços, a fim de identificar as melhores práticas, adaptando as conforme necessário ao cenário atual, podendo assim corrigir falhas nos seus processos, e otimizar resultados.
Pode parecer um pouco estranho seguir modelos da concorrência, porém seja para seguir um bom exemplo ou evitar um caminho de fracasso, olhos voltados para o mercado de atuação nunca são demais. Luciano Montelatto CEO da Boxx Branding, disse:
“Não tenha medo da concorrência, aprenda com ela, estes são como espelhos que refletem de certa forma os movimentos do mercado. Uma das formas de conhecer os seus clientes é entender muito bem seus concorrentes. Fique sempre de olho neles e o principal: antecipe-se!”
Luciano Montelatto – CEO da Boxx Branding
Três dos principais modelos de Benchmarking são:
Entender profundamente os tipos de Benchmarking é fundamental para dar o primeiro passo para aplicação da estratégia. O fato é que independente de qual usar todos apresentaram pontos positivos e negativos, daí a importância de analisar cautelosamente o cenário da organização e quais objetivos almejam ser alcançados, ajustando e adaptando cada ação conforme necessário.
Agora que você aprendeu o que é BENCHMARKING e como fazer, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil, por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Roberta Lopes
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