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A minha empresa precisa do outbound?

Provavelmente a resposta seja: sim, sua empresa precisa do outbound!

E aí vem o questionamento, mas por quê? Então vamos lá.

Há alguns anos, tivemos a ascensão do inbound. As mídias digitais contribuíram muito para que isso acontecesse. E as marcas perceberam uma maneira mais rápida de se conectar com seus públicos de interesse.

Por um tempo, isso se tornou um diferencial e as empresas conseguiram atrair um número considerável de novos clientes. Através desses canais e da visibilidade que trazem.

Porém, estamos falando de marketing e vendas e quando vemos muito do mesmo está na hora de inovar. Foi o que aconteceu com o inbound. Começaram a surgir muitas coisas parecidas e o aumento do número de novos clientes começou estagnar. Era hora de inovar, e agora?

O outbound reinventando as vendas

Existe uma frase famosa “nada se cria, tudo se transforma”, do francês Antoine Lavosier. A metodologia da Receita Previsível utilizando o outbound transformou vendas. As empresas que optaram por aderir aos conselhos do americano Aaron Ross, passaram a enxergar vendas como um processo, dividido em diversas etapas.

Por outro lado, alguns ainda acreditam que o inbound e outbound vivem em uma espécie de duelo, em que um anula o outro. A verdade é que ambos se completam. Não adianta querer aumentar as vendas em proporções extraordinárias sem estar alinhada as duas estratégias.

Então, o outbound acaba tendo um outro viés dentro do mesmo objetivo. Quando falamos de vendas complexas, o outbound funciona extremamente bem para você encontrar e vender para o cliente que realmente deseja.

Pois, por mais que leve um pouco mais de tempo, você terá definido seu perfil ideal de cliente, nicho de mercado, região geográfica, porte da empresa, etc. Inúmeros outros tipos de filtros possíveis te farão encontrar o cliente que dará o retorno esperado.

Vale a pena estruturar esse setor na minha empresa?

A resposta é: depende! Existem muitas variáveis para serem levadas em consideração quando se pensa em estruturar um novo setor dentro de uma organização. Ainda mais, quando falamos de vendas.

Por outro lado, quem mais entende da empresa, são as pessoas que lá trabalham. Cada um sabe as necessidades e condições do seu negócio.

Hoje, existem empresas que terceirizam algumas etapas ou até mesmo todas as etapas de um funil de vendas. O intuito dessa terceirização de vendas através do outbound, é facilitar para as empresas algo que geralmente leva tempo para estruturar.

Por exemplo, sua empresa já possui um setor de inbound bastante consolidado, que atinge todas as metas e traz retorno. Mas, para aumentar as vendas, se conclui que seria interessante ter o outbound como complemento. Vale a pena o investimento em algo que talvez não seja a expertise do seu negócio? Você pode ler mais sobre os benefícios da terceirização clicando aqui.

Algumas dicas…

Dica 1: somos apaixonados pelas metodologia da Receita Previsível. E se você pretende saber mais ou mergulhar de cabeça no outbound, é imprescindível que leia esse livro do Aaron Ross e também Hipercrescimento.

Dica 2: entenda que vendas é constituída de processos. Por isso, é tão importante ter pessoas focadas no pré-vendas, no fechamento em si e na fidelização do cliente. Um time para cada etapa.

Dica 3: para acertar, é necessário analisar os erros. Em vendas, é essencial que se analise cada erro, em todo o processo. Pois, se uma engrenagem estiver um pouquinho desajustada a máquina não rodará bem.

Dica 4: conheça e se apaixone por seu produto e/ou serviço. Parece óbvio, né?! Mas, é válido reforçar. Para conseguir vender qualquer coisa, é necessário que você acredite nos benefícios daquilo.

Dica 5: estude, se atualize, vá a eventos, viva o ecossistema de vendas! Quando você está convivendo com conteúdos (de diversas formas) relacionados a vendas, fica mais fácil ter insights e inovar no seu negócio.

Quer mais dicas? Fique de olho, que sempre estamos compartilhando conteúdo por aqui.

Por: Flávia Castro

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