Carregando

Como contratar um vendedor de alta performance?

Se você quer escalar seu negócio então possuir um time de vendas bem preparado é essencial: a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu empreendimento está diretamente atrelada a sua capacidade de vender a sua solução, e é aí que entram os vendedores de alta performance. Hoje mostraremos como contratar e reter esses profissionais fantásticos.

Quem são os vendedores de alta performance?

Pessoas que se encaixam nesse perfil podem ser vistas por muitos gestores como “chatas”: é claro, não são fáceis de administrar. São ansiosas para atingir suas metas, sempre buscando mais responsabilidades, mais tarefas e querendo saber mais do que realmente precisam saber.

São exatamente essas pessoas que fazem valer cada centavo investido nelas. Estão sempre em busca de desenvolvimento e crescimento, logo, se virem em sua empresa uma oportunidade para ter isso terão o maior prazer em juntar-se a você para atingir o sucesso.

Compõem esse perfil pessoas com duas características essenciais:

Dominantes: Possuem um ego forte que as torna resilientes e capazes de persistirem após receberem as mais variadas objeções, não permitindo que rejeições as impeçam de seguir tentando. Pessoas dominantes gostam de exercer controle, não suportam a inatividade e prosperam em ambientes desafiadores.

Influentes: Exercem empatia, trabalham bem em equipe, são energéticas, persuasivas e são ótimas comunicadoras. Amam pessoas, tendo facilidade de se colocar no lugar do outro e entender seu ponto de vista.

Como contratar e manter vendedores de alta performance?

Para contratar pessoas fora da curva são necessárias propostas fora da curva. Foque no máximo que o vendedor possa ganhar, atraia-o pela possibilidade de grandes recompensas baseadas em seus resultados. Em seu anúncio não se prenda a currículo, tempo de experiência ou certificados: o importante é atrair apenas aqueles que são e se sentem os melhores no que fazem, que possuem uma grande autoestima.

Já na entrevista, siga três passos: Relaxe o candidato, examine-o e ataque-o. Como isso funciona?

Seja amigável e um bom ouvinte, deixe-o mostrar o que tem de melhor (relaxar). Busque saber o que os moldou, como eles chegaram até onde estão hoje, o que os inspira e encoraja. Como lidam e já lidaram com pressão, competição e frustração. Quais são suas referências e influências, buscando as origens de características como as que abordamos acima (examinar).

Algumas dicas: se nesta etapa o candidato já se mostrar rígido e pouco aberto, você saberá que ele não desenvolve empatia e não se relaciona facilmente. Já se ele possui alguma habilidade em nível avançado como esportes, música, escrita ou alguma outra arte isso é um indicativo de disciplina e obstinação.

Peça para que conte cases pessoais de sucesso atrelados às características examinadas.

Por último, confronte-o: qualquer um sabe responder à clássica pergunta “Por que devo te contratar?” Mas você ficará surpreso ao ver quantos desmoronarão se após a resposta você emendar algo como “Sua resposta não me convenceu. Vou te dar uma outra chance para me provar porque não devo encerrar a entrevista agora e passar para o próximo candidato” (atacar).

Vendedores de alta performance possuem uma tremenda fé em si mesmos, não se abalarão com esse confronto e estarão prontas para discordar e provar porque você está errado.

Como manter um vendedor de alta performance?

Proponha um plano de pagamento baseado em um salário fixo baixo com grandes recompensas para performance e atingimento de metas. Você tem que ter em mente que o dinheiro investido nessa pessoa será multiplicado por ela ao performar como você precisa que ela performe. Forneça treinamentos, workshops e oportunidades para que ela ponha em prática sua originalidade e inteligência, proponha desafios para que obtenha o que quer. Você deve acolher sua proatividade e canalizar essa energia, elogiando-a e recompensando-a ao atingir os objetivos propostos.

Isso é apenas uma parte de um processo árduo para encontrar apenas os melhores

Qualquer empresário sabe a dificuldade que é recrutar, treinar e manter qualquer funcionário. Ainda, em casos de desligamento, a burocracia é ainda mais dispendiosa. E se você pudesse contar com uma equipe de vendedores de alta performance sem precisar passar por essas dores? É ai que entra a RP Trader e a terceirização do processo de vendas. Contamos com uma equipe preparada para vender qualquer coisa e alavancar exponencialmente o sucesso da sua empresa no mercado de vendas b2b. E então, o que você está esperando para entrar em contato e finalmente fazer seu negocio decolar?

Leonardo Zappa

SDR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *