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E mails para prospecção

2020 com certeza está sendo o ano que todos os tipos de mercados estão tendo que se reinventar. Com E mails para prospecção não foi diferente, entenda mais.

Portanto, “Como conseguir contato por ligações de todos estão em casa?”. “Não tenho ideia de como utilizar os métodos de social selling!”. “Minha cadência de e-mail que antes dava um retorno super bom não funciona mais.”. Essas frases são reflexões que é possível ver na internet e são reflexos das mudanças que o mundo das vendas está passando.

Pensando nesses novos desafios, o texto de hoje vai apresentar algumas ferramentas que podem ajudar em diversas fases do funil de vendas. Quando você usa o e-mail a seu favor sua prospecção pode acabar ficando mais ágil e mais inteligente, se tornando um facilitador na hora de direcionar esforços.

Ferramentas para encontrar E-mails

Snov

O Snov é uma extensão para o Google Chrome que tem como principal atividade puxar e-mails de sites e do LinkedIn. Uma vez que você consegue encontrar o perfil da sua persona no LinkedIn. Portanto usando esse aplicativo é possível você encontrar o e-mail empresarial dela e qual é a efetividade que esse e-mail tem.

Entretanto caso não consiga achar o perfil no LinkedIn, outra opção é acessar o site da empresa e extrair alguns e-mails que o aplicativo consegue encontrar com o domínio da empresa. As vezes você realmente não consegue encontrar o e-mail da persona, mas consegue mandar um e-mail do mapeamento

Um bônus que o Snov trás é que dentro do próprio aplicativo da web você consegue encontrar inúmeros tipos de cadência, o que facilita se você está começando na área de construir e-mails de prospecção. 

Todas as utilidades que eu disse até agora são gratuitas. Porém você consegue ter mais opções e créditos para encontrar e-mails utilizando os planos pagos que eles oferecem.

Skrapp

O Skrapp tem a ideia bem similar à do Snov, ambos são extensões para o Google Chrome que coletam e-mails via linkedIn ou via site da empresa. 

Um dos grandes diferenciais do Skrapp é que dentro do próprio dashboard que eles oferecem, você pode pesquisar de diversas maneiras: pelo nome, sobrenome e nome da empresa e pelo domínio da empresa, sem precisar entrar no site.

Diferentemente do Snov, onde o que qualifica o e-mail são três tipos de cores, no Skrapp você tem uma porcentagem de “quão bom” é aquele e-mail.

E mails para prospecção - Prospecção
“E mails para prospecção” – Fonte, Skrapp

Também é um aplicativo que pode ser usado de maneira gratuita. Porém o Skrapp oferece apenas 150 créditos por e-mail corporativo que você cadastra.

Lusha

Igualmente o Lusha também é um aplicativo que pode ser usado não apenas no google Chrome, funcionando em navegadores da firefox e pode ser integrado o Sales Force e outros CRMs.

Os e-mail que o lusha geralmente encontra são pessoais, por isso precisa ser lidado com grande cuidado, algumas pessoas podem se sentir invadidas. É um aplicativo que funciona apenas no próprio LinkedIn, ou seja, não funciona em sites que nem os outros que foram citados.

O seu grande diferencial é que além de captar e-mails o você também consegue encontrar telefones, corporativos ou pessoais. Por ter várias integrações e ser um aplicativo que funciona com vários navegadores tem uma quantidade de créditos gratuitos baixa, sendo o simbólico valor de 5 contatos coletados.

Agora você já achou o e-mail do Prospect

Retomando ao início do texto quando comentava das adaptações que o mundo das vendas está tendo, uma das reflexões atuais foi de uma cadência que antes era boa começou a ser ineficaz. 

Analisando o perfil de alguns líderes de vendas do Brasil podemos ver que a grande maioria já que a tendência nova é a de mostrar a maior compaixão possível. O mercado está instável, as empresas estão com receio de investir e, no Brasil, não se sabe quando a situação vai se estabilizar. Abordagens diretas, curtas e sem muita informação podem ser boas para conseguir uma resposta, mas não para criar um rapport ou evoluir para um agendamento. Nesse momento, mais do que antes, é importante entender as principais dores do nicho que você atua, com a finalidade de como seu produto pode ser um alívio para a empresa nesse momento de instabilidade. 

Primeiramente, mude sua cadência de e-mail para uma abordagem que de fato seja mais investigativa, que passe mais compaixão, e no call to action final seja menos agressivo e use palavras mais suaves.

Dicas práticas para um bom E-mail para prospecção

  • Às vezes usamos nosso e-mail de trabalho para cadastro em inúmeras plataformas, como por exemplo snov, e isso faz com que recebemos e-mails que talvez não sejam adequados para ficar poluindo nossa caixa de entrada. Em várias plataformas de e-mail você consegue configurar para que esse tipo de conteúdo não passe pela página de entrada. Caso você tenha mais de um e-mail vinculado, essa é uma dica essencial para uma boa organização.
  • As vezes só pela resposta do lead no e-mail você não consegue saber se ele será qualificado ou não para a sua empresa. Olhando as assinaturas você pode conseguir informações que ajude na hora de qualificá-lo ou na retomada de contato. Cargo, ramal e celular são informações que geralmente constam na assinatura.
  • Se sua empresa não possui uma plataforma de disparo automático de e-mail, as vezes o trabalho do pré-vendedor pode ficar um pouco mais lento. Afinal, conhecendo os passos que você faz para enviar cada e-mail é possível destrinchar em etapas e ganhar tempo ao fazê-las em etapas.

Em conclusão deste conteúdo, separamos um material complementar. Como resultado criar perguntas corretas para fazer aos seus clientes, principalmente para melhorar seus E-mails para prospecção de vendas, assista:

“E mails para prospecção” – Fonte, https://www.youtube.com/watch?v=HNK9SIhGF_A

Por, Fernanda Derkoski

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