Carregando

O que é uma gestão de crise?

Em 2015, a ABRAP, Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, construiu um manual sobre o que é uma gestão de crise assim como a imagem da instituição.

Definindo primeiramente, o que é uma crise? Um momento difícil, fora do comum e inseguro. Uma fofoca que cresce e deixa o ambiente do escritório pesado e improdutivo, o desligamento de um colaborador chave ou problemas com a imagem externa da empresa são possíveis desiquilíbrios que um negócio pode se deparar ao longo dos tempos.

Ter clareza dos problemas

Definir o que causou a crise é essencial para saber o que será necessário fazer e como fazer.

Exemplificando: A crise mundial atual, o COVID-19. Aqui da RP Trader (entenda o que é uma prospecção de vendas B2B), fomos instruídos a trabalharmos remotamente para diminuir a disseminação e assim ficarmos seguros. Isso se enquadraria para situações internas da empresa.

Um outro exemplo seria se algum escândalo de corrupção ou ações imorais vazassem para produtores de conteúdo.

“Clareza”, Fonte: Blog – Luz e Vida

Saber o que é relevante

Ir atrás de informações, dados, conversar com pessoas que estejam por dentro do assunto faz com que não se perca informação ou que sejam espalhadas de maneira incorreta.

Saber como o vírus é transmitido, quanto tempo demora para aparecer sintomas, quais são as medidas certas para o combate são importantes para agirmos corretamente.

Criar um ponto focal para comunicação

Delegar funções, para alertar quais posicionamentos da instituição, em outras palavras: Quanto tempo a crise irá durar ou responder qualquer pergunta com clareza e sinceridade pode fazer toda a diferença para que o período de crise seja menor.

Exemplo: Quanto tempo o home office vai durar? O que vai acontecer se um colaborador pegar o vírus? Quando até os colaboradores voltarem para o escritório?

Mantenha a comunicação de forma contínua

O silêncio não é algo positivo nessas situações, aliás pode causar ansiedade e gerar boatos. Manter um diálogo constante com a equipe e/ou mídia dessa maneira trazendo segurança e confiabilidade para todos.

“Ícones de aplicativos” Fonte: NeilPatel.com

Definir mídias

Toda vez que se perguntar “O que é uma gestão de crise?” entenda que esses passos são voltados para problemas externos. Portanto, saber como responder e entender as mídias de maneira clara e objetiva, focado na comunicação assertiva.

Prezar pela rotina

Em qualquer âmbito da vida manter uma rotina torna a sensação de estabilidade- sentimento oposto que uma crise apresenta.

Voltando ao exemplo do corona vírus e como a RP Trader está agindo: Todos os traders de vendas estão com suas rotinas planejadas, materiais necessários cedidos pela empresa e com comunicação constante com os gestores. De tal forma que é possível continuar a prospecção de vendas devido à aderência dos nossos aliados ao Inside Sales.

Em resumo, uma crise pode ser sinônimo de criatividade e inovação. Nós da RP Trader teremos o prazer de apresentar nossos resultados para você, com a finalidade de como podemos aumentar a prospecção de suas vendas sem colocar seus colaboradores e outras pessoas em risco.

Por, Fernanda Dercoski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Emiliano Perneta, 271 | CJ 02 Centro • Curitiba, PR

Curitiba: (41) 3906 • 0311

São Paulo: (11) 3957 • 0352

Universidade Previsível

Feito com por Black Flag Publicidade

Open chat
Olá,
podemos te ajudar?