Muitas empresas ainda só tem o setor de vendas. Porém, algumas organizações já estão visualizando os resultados positivos e adotando a área de prospecção de vendas.
Em 2002 Aaron Roos começou a praticar a etapa de pré-venda resultando na receita previsível, aumentando surpreendentemente a receita de cinco para 100 milhões da Salesforce.
A prospecção de vendas tem um papel essencial para uma empresa, analisando e identificando apenas clientes em potencial, aumentando as taxas de conversão em vendas, aumentando o faturamento e reduzindo o CAC (custo de aquisição de cliente.).
Apesar da popularização pós Aaron Ross, o funil de vendas nasceu há cerca de 120 anos. Prospects são possíveis clientes, é aquela base de dados que você tem no inicio do funil. Leads na verdade são os propects que demostraram interesse ao seu produto ou serviço.
Deseja saber sobre como funciona a prospecção ou até mesmo a origem dessa palavra aclamada no mundo das vendas? Convidamos você para assistir nossa metodologia.
Certamente a Busca de informações sobre o mercado e o público que você vai prospectar para abordar os leads de maneira correta, seja através de ligação ou por e-mail, é essencial que você conheça do que está falando. Só para exemplificar, as 5 forças de Potter:
Um dos maiores desafios da prospecção de vendas é conseguir um agendamento com o lead. Para começar a prospectar é preciso saber a persona com qual você precisa se comunicar e depois conseguir seu contato, não é fácil. Porém, as estratégias e pesquisas corretas você terá sucesso.
Por outro lado, você entrar em contato com um lead, pode ser que você não consiga logo na primeira tentativa, entretanto, com persistência e otimismo você consegue, o importante é não desistir e entender que o não você já tem!
Quando você consegue o contato com o lead sua missão é identificar qual é problema que a empresa dele apresenta e mostrar a solução que seu aliado oferece!
A Qualificação dos leads é a principal de todas as etapas, pois um lead qualificado significa que ele tem interesse no seu produto ou serviço. E isso irá fazer com que o vendedor tenha mais facilidade em sua venda, assertiva e eficiente, pois a prospecção de vendas contribui com informações que ajudam identificar oportunidades de negócios!
Por, Milena Kisley
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil