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Prospecção de vendas

Muitas empresas ainda só tem o setor de vendas. Porém, algumas organizações já estão visualizando os resultados positivos e adotando a área de prospecção de vendas.

Em 2002 Aaron Roos começou a praticar a etapa de pré-venda resultando na receita previsível, aumentando surpreendentemente a receita de cinco para 100 milhões da Salesforce.

A prospecção de vendas tem um papel essencial para uma empresa, analisando e identificando apenas clientes em potencial, aumentando as taxas de conversão em vendas, aumentando o faturamento e reduzindo o CAC (custo de aquisição de cliente.).

Funil de vendas

Apesar da popularização pós Aaron Ross, o funil de vendas nasceu há cerca de 120 anos. Prospects são possíveis clientes, é aquela base de dados que você tem no inicio do funil. Leads na verdade são os propects que demostraram interesse ao seu produto ou serviço.

Saiba mais sobre prospecção

Deseja saber sobre como funciona a prospecção ou até mesmo a origem dessa palavra aclamada no mundo das vendas? Convidamos você para assistir nossa metodologia.

Estude o público alvo

Certamente a Busca de informações sobre o mercado e o público que você vai prospectar para abordar os leads de maneira correta, seja através de ligação ou por e-mail, é essencial que você conheça do que está falando. Só para exemplificar, as 5 forças de Potter:

“5 Forças de Potter” Fonte: Pinterest.com

Se você quer, você consegue!

Um dos maiores desafios da prospecção de vendas é conseguir um agendamento com o lead. Para começar a prospectar é preciso saber a persona com qual você precisa se comunicar e depois conseguir seu contato, não é fácil. Porém, as estratégias e pesquisas corretas você terá sucesso.

Por outro lado, você entrar em contato com um lead, pode ser que você não consiga logo na primeira tentativa, entretanto, com persistência e otimismo você consegue, o importante é não desistir e entender que o não você já tem!

Quando você consegue o contato com o lead sua missão é identificar qual é problema que a empresa dele apresenta e mostrar a solução que seu aliado oferece!

A Qualificação dos leads

A Qualificação dos leads é a principal de todas as etapas, pois um lead qualificado significa que ele tem interesse no seu produto ou serviço. E isso irá fazer com que o vendedor tenha mais facilidade em sua venda, assertiva e eficiente, pois a prospecção de vendas contribui com informações que ajudam identificar oportunidades de negócios!

Por, Milena Kisley

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