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Terceirização de vendas: Vale a pena?

Está em dúvida se a terceirização de vendas vale a pena? Para ajudar nesta questão, vamos falar sobre os resultados que podem ser alcançados através de empresas independentes. Hoje vamos te mostrar como terceirizar as vendas pode ser uma aliada para o seu negócio, trazendo melhores resultados como desempenho e receita. Acompanhe.

Terceirização de vendas

Quem nunca ouviu, vindo de um empregador, a seguinte frase “Contratar alguém está sendo mais difícil do que eu imaginava”? Atualmente, dois terços das empresas brasileiras passam por dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. Abrindo oportunidades para a terceirização de serviços.

No Dicionário Aurélio, a palavra terceirização significa “Atribuição às empresas independentes, à terceiros, os processos auxiliares à atividade principal de uma empresa”. E ganhou maior repercussão no ano passado com a decisão do STF em tornar lícita a terceirização de todas as atividades empresariais. Inclusive a terceirização de vendas.

Por que uma empresa terceiriza serviços de outra?

Em primeiro lugar, vem sempre a questão financeira. Uma empresa terceira se encarrega de contratação, infraestrutura, gestão e treinamentos. O que já reduz diretamente tempo e custos. Se analisarmos do ponto de vista de um RH, o simples fato de ter um número menor de pessoas para se responsabilizar por encargos trabalhistas já se torna uma imensa vantagem.

Além disso, poder delegar atividades que não são necessariamente as principais da empresa permite que a mesma possa se focar no core business e no desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos. O que deve sempre ser o objetivo principal.

Terceirização de vendas do Setor Comercial

A área comercial é, sem dúvidas, uma dos mais importantes e estratégicas da empresa. Sendo responsável por atrair de clientes e diretamente pelos rendimentos da instituição. Ao mesmo tempo, é uma das áreas que mais demanda colaboradores bem qualificados, treinamentos e gerenciamento. Sem contar que vendedores precisam e devem estar sempre motivados, o que demanda bastante energia. Por isso a terceirização de vendas pode ser a solução.

Entregando o setor comercial para uma empresa focada apenas em vendas, existe a garantia de que seu time de vendedores será capacitado e estará pronto para entregar resultados. Enquanto a atividade-fim da empresa é desenvolvida e aprimorada.

Como terceirizar o setor comercial?

A empresa tem a possibilidade de atribuir toda a responsabilidade da máquina de vendas à outra empresa ou apenas parte dela. Quando pensamos em estratégias comerciais, a prospecção de clientes pode ser uma das etapas com maiores benefícios na terceirização de vendas.

Prospectar exige tempo, muita energia e expertise no assunto. Além de investimento em recursos humanos, gerenciamento e ferramentas para a geração de listas. Assegurar que SDR’s (pessoas encarregadas de fazer contato com os leads que chegam à base da empresa) estejam focados apenas nessa etapa de pré-venda. E atraindo novas oportunidades de negócios para sua empresa garante que sua receita seja previsível e recorrente.

Mas não é apenas essa etapa que pode ser delegada à uma empresa terceira. O processo de fechamento é o que mais exige desempenho. E é a responsável pelos resultados em si. A terceirização de vendas faz com que você possua um time de vendedores treinados e gerenciados por uma empresa com know-how no assunto. Garantindo que o foco seja voltado apenas nas vendas, sem distrações.

Por fim, pensando em todas as etapas do tradicional funil de vendas, a etapa de fidelização (Customer Success) também pode ser atribuída à uma empresa terceira. A figura do CS é de extrema importância para garantir um cliente satisfeito com a compra realizada. Principalmente quando falamos de produtos e/ou serviços que envolvem pagamentos recorrente. Pensando em um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) alto, a importância do CS se torna ainda maior.

Vantagens da terceirização

Terceirizar essa etapa também traz vantagens para a empresa. Visto que demanda profissionais focados apenas nessa área. Especialistas em atendimento e com expertise para assegurar que um cliente satisfeito estará gerando receita recorrente, a possibilidade de novas vendas e indicações de novos clientes.

Dessa forma, a terceirização é a garantia de que os serviços atribuídos à empresa terceira serão realizados com inteligência. Demandando menores recursos financeiros, tempo e energia para um foco que não é o principal da empresa. Principalmente pensando no setor comercial, que deve estar sempre focado nos resultados. Afinal, quanto mais vendas são realizadas, maior se torna a empresa.

Por Ana Júlia Romani

Head de Vendas RP Trader

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