No dia-a-dia de um vendedor prospectar novos clientes é sempre um desafio e isso não é possível sem um minucioso trabalho de pesquisa de mercado, estudo das soluções oferecidas, as dores que enfrentam e de um bom planejamento de ações.
Quando se inicia a prospecção de novos clientes é preciso definir um perfil de empresa e quais os nichos que ela atende. Além disso, pessoas que possam enxergar em seus serviços e produtos oferecidos algum valor ou alguma maneira de solucionar um problema que elas têm e querem solucionar o quanto antes. Quando já estiver em contato com um novo cliente, saber negociar é fundamental.
Apesar de parecer simples, a abordagem errada pode levar tudo a se perder. Até porque uma decisão de compra não é algo tão simples e antes de ser tomada precisa ter a certeza que está sendo feita a coisa certa.
Sendo assim, uma das melhores maneiras para abordar novos clientes é produzir um plano customizado para cada nova prospecção. O plano deve ser baseado nas informações que conseguiu reunir na fase de validação e enriquecimento dos leads.
A primeira parte do segredo é ouvir objeções; e a segunda é identificar soluções aceitáveis para tais objeções. Entender quais as dores que ele está enfrentando e em seguida coloque as suas soluções no papel e trabalhe no sentido de definir um plano que faça mais sentido no atual contexto dele e encontrar um discurso com uma boa abertura, como por exemplo oferecer uma solução para que ele economize de alguma forma ou supra alguma outra dor que ele venha a ter.
Ouvir o cliente em potencial é também uma abordagem, falar sem parar não deixando seu cliente falar; porque dessa conversa irão sair informações valiosíssimas, ouvir é a única forma de ligar o seu produto ao novo cliente.
Se conduzir os contatos de prospecção conforme indicado, e o fizer bem com certeza conseguirá prospectar novos clientes.
Agora que você aprendeu como prospectar novos clientes, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Débora Fernanda Moisés
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil