Gerenciar as vendas em uma organização é algo muito desafiador, contudo, existem algumas ferramentas simples que podem ajudar. Uma delas é o funil de vendas. Ao se deparar com o tema, surge a seguinte questão, funil de vendas: Como criar?
Antes de saber como criar um funil de vendas é preciso saber no que consiste essa ferramenta. Ou seja, funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas e possibilita que você tenha informações relevantes sobre em qual estágio deste processo o seu lead se encontra, direcionando o vendedor para a ação mais adequada para cada estágio.
Essa representação assume a forma de um gráfico de funil com topo, meio e fundo sendo que os leads entram pelo topo do funil e saem pelo fundo, além disso, passam por vários estágios esses estágios são representativos da jornada do cliente durante a venda.
Ao utilizar um funil é possível acompanhar os indicadores de vendas de forma facilitada, estimar a previsão de vendas de acordo com os leads mais próximos do fechamento, prover suporte para a definição de metas e auxiliar na identificação de gargalos e dificuldades no processo de vendas.
Trata-se, portanto, de uma arma poderosa para aumentar os resultados em vendas podendo ser implantada com relativa facilidade como será mostrado adiante neste texto.
Geralmente os funis de vendas das empresas são divididos em etapas que dizem respeito aos seguintes assuntos:
Cabe a cada empresa entender a jornada de compra do seu cliente para definir as etapas do seu funil. Deve-se levar em consideração que o funil deve suportar essa jornada entregando o maior valor possível para que o cliente possa avançar em direção ao valioso fechamento, ou seja, o processo de vendas não deve estar deslocado da jornada de compra do cliente, os pontos de vista da empresa e do cliente devem estar alinhados durante todo o funil.
Vale lembrar que as empresas também podem criar funis de vendas específicos para cada uma das etapas de uma venda como por exemplo um funil específico para a prospecção ou um funil dedicado para o fechamento. E o lembrete mais importante de todos: Ao criar seu funil, execute-o fielmente para que você possa usufruir de todo o potencial dessa ferramenta.
Agora que você entendeu o que é o Como Criar um Funil de Vendas e a importância dessa metodologia para um bom processo de vendas, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Romulo Souza De lima
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil