Qual a importância de processos em tempo de crise e como manter seus colaboradores com o mesmo rendimento?Primeiramente, entenda que:
A economia brasileira nos últimos tempos está em baixa, com o avanço do COVID-19, houve um impacto direto na economia, aumentando muito o preço do dólar. Despencando ações na bolsa de valores e fazendo com que muitas micro e pequenas empresas fechem as portas. Mas esse cenário não é de hoje, segundo Daniel Silveira (Globo, 2018), em 2016, 2017 e 2018 o Brasil fechou mais empresas do que abriu. Muito disso ocorre devido a alta competitividade do mercado, e a imprevisibilidade das vendas das empresas. Mas, como combater essa imprevisibilidade?
Portanto, uma boa forma para isso vem dos processos comerciais da empresa estarem muito bem definidos e mapeados, atuando com ferramentas apropriadas, controle de produtividade e o rastreamento tanto das atividades quanto dos resultados de cada vendedor, examinando sua taxa de conversão.
Outra grande dificuldade das pequenas empresas no Brasil, durante esse período do COVID-19, é conseguir manter seu fluxo de caixa sem novas vendas, novas entradas. Uma empresa para ser considerada estável no mercado, precisa ter fluxo de caixa suficiente para se manter 6 meses sem novas entradas, o que não é uma realidade do mercado brasileiro.
Empresas conseguem se manter em média de 3 a 5 semanas seus fluxos de caixa. Realçando ainda mais a importância da área comercial para a sobrevivência da empresa.
Atualmente o mercado dispõe de diversas ferramentas para esse controle da área comercial, desde as mais simples, como um CRM, até as mais complexas. Na RP Trader, estruturamos nosso comercial através do Bitrix24, uma plataforma russa, utilizada por mais de 6 milhões de empresa e o CRM numero 1 no leste europeu. Algumas características da plataforma são importantes ressaltar, pois ajuda muito os colaboradores a não perder tanta produtividade, em meio a grave situação em que vivemos.
Através do Bitrix24, nosso time comercial consegue realizar diversas atividades, como disparo de cadências de e-mail, telefonia, organização em tarefas, controle do fluxo de trabalho e indicadores que mostram as métricas mais importantes do funil de vendas, visando sempre a importância de processos em tempos de crise!
Através de um kanban, a empresa consegue realizar um gerenciamento visual de todas as etapas do seu funil de vendas.
Fazendo os acompanhamentos e follow ups necessários para os leads, conseguindo reuniões qualificadas para seus aliados.
Entenda como estruturar suas vendas!
Características como as descritas acima podem ajudar muitos gestores da área comercial a conseguir controlar seus times. Sendo uma das ferramentas para melhorar o trabalho home office, conseguindo adequar suas metas e seus objetivos, ou seja, fazer com que a empresa continue com uma receita recorrente e alinhado a redução de custos conseguem sobreviver a crises e voltar delas muito mais fortalecidas.
Por, Juliano Fassbinder
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil