Marketing em tempos de crise está totalmente alinhado à maneira que sua marca é exposta ao mercado.
Baseado em um dos 4ps de Kotler, a maneira que seu produto/serviço é visto no mercado se representa em produto, preço, praça e promoção. Portanto, o que oferece ao seu consumidor deve se adaptar ao mercado, visando a situação atual mundial, grandes e pequenas empresas praticam campanhas de marketing para serem destacadas em meio a este caos.
Você já deve ter reparado a esta altura que empresas realizaram um determinado tipo de “Rebranding” (leia nossa matéria sobre branding), ou seja, dar destaque a marca e demonstrar empatia com a situação que vivemos. Principalmente a imagem, produzindo alterações na logo para causar impacto no público de interesse em casos como Mercado Livre, Conquer e MasterCard.
Essa mudança não é apenas para a logo, deve ser acompanhada de determinados tipos de ações que seguem a visão da companhia, o distanciamento social é um grande exemplo disso. Veja abaixo.
A esta altura você percebeu que não é a mudança de logo que irá transmitir toda a nova cultura da empresa que está sendo aplicada. No início do mês de março o McDonalds, um dos maiores exemplos de branding e marketing já projetados (afinal, se você ver uma placa amarela com um “M” vermelho, você irá associar imediatamente ao McDonalds). Também teve determinadas alterações em sua imagem e tentou se aventurar em adaptar a sua logo, veja:
Entretanto, não estava coerente à política da empresa quanto ao tratamento de seus colaboradores. Principalmente tendo em vista que a companhia não estava oferecendo licença médica paga durante esse período.
Marketing em tempos de crise como repararam, se atualiza com o que acontece no mundo. Não é a primeira adaptação e não vai ser a última entretanto, isso serve de lição a nos mesmos, porque a imagem pode ser mudada. Mas a cultura não é facilmente adaptável.
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Por, Sergio Junior
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil