Provavelmente você já esteve presente em eventos corporativos. Sejam eles internos ou externos. Mas, por que manter-se em um ecossistema de eventos? Vamos te explicar um pouco melhor.
Atualmente, existem inúmeras estratégias e ferramentas de se fazer o marketing de uma organização. Porém, é extremamente importante levar em consideração os steakholders para depois definir o que será feito.
Entretanto, um dos principais objetivos das ações de marketing é criar um conexão com os públicos de interesse da empresa e vender mais.
Eventos corporativos são uma ferramenta de marketing utilizada há algum tempo já nas organizações. Pois, antes dessa Era Digital, não era necessário se ter uma conexão virtual para fazê-lo.
Falando das vantagens de realizar eventos temos:
a) contato e conexão direta com seu público de interesse.
b) promoção da marca.
c) estimular o Networking e troca de conhecimentos entre as pessoas.
d) criar um ecossistema em que sejam discutidos temas relevantes para o seu segmento de mercado.
e) percepção de autoridade de mercado.
Essas são apenas algumas vantagens, existem muitas outras. Mas aqui, vamos ter em mente essas cinco.
À primeira vista, quando falamos em eventos corporativos, logo vem a cabeça grandes estruturas, muitas pessoas e um alto valor de investimento.
Antes de mais nada, precisa-se conhecer que existem diversos tipos e categorias de eventos:
E assim por diante. Aqui, gostaria de exemplificar com o case real de nós mesmos, RP Trader.
Somos uma empresa nova, mas sempre tivemos em mente os benefícios dessa estratégia de marketing. Porém, no início não tínhamos a expertise que adquirimos como tempo.
Desse modo, uma alternativa foi buscar parcerias com empresas do nosso ecossistema.
Como, por exemplo, a agência Ninho Digital. Juntamente a eles realizamos um evento chamado LeadsDay, com uma capacidade maior. São realizadas palestras sobre marketing e vendas com o próprio pessoal da RP Trader e do Ninho Digital e também um painel sobre algum tema específico com alguns convidados.
Outro exemplo de parceria que temos é com a Universidade Previsível e o Distrito Spark CWB. Todo mês realizamos o Meetup Receita Previsível, onde trazemos convidados que utilizam a metodologia para comentarem um pouco e esclarecerem as dúvidas de um grupo em torno de 40 pessoas.
O que quero deixar claro aqui é, você não precisa organizar um evento sozinho. E muito menos pensar em um evento gigante para começar construir o ecossistema.
Para finalizar, quero deixar aqui algumas dicas que nós da RP Trader aprendemos na organização de eventos.
A primeira e dica de ouro é: PLANEJAMENTO. Pode parecer clichê. Mas, aqui serão definidos os objetivos, público, orçamento, parcerias, etc. Basicamente tudo que envolve o per-eventos, durante e o pós.
Mapeie os riscos. Nem tudo está no seu controle. Imprevistos irão acontecer, isso é fato! Porém, algumas coisas são previsíveis e às vezes não nos atentamos a elas. Por isso, a importância de mapear coisas que podem dar errado e já deixar a solução. Para que, se vir acontecer você já saber como proceder.
Preocupe-se em criar uma boa experiência para os participantes, isso começa desde a divulgação. Quando define-se um objetivo, a comunicação precisa estar alinhada e no dia em si, do evento isso precisa se concretizar.
Vá e faça! Organizar eventos é experiência da mão na massa. É errar e aprender para aperfeiçoar os próximos. Enfim, se arrisque!
Bons eventos e boas vendas!
Por: Flávia Castro
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil