Precisamos falar sobre isso; O que é CRM? Do inglês Customer Relationship Management, português Gestão de Relacionamento com o cliente, nada mais é, de maneira simplificada um método estratégico de negócio para gerenciar as relações entre as empresas e seus potenciais clientes, seja através de um software, ferramental, ou sistema que armazena todas as informações sobre o mesmo.
Entre as informações que são armazenadas no CRM como dados do Lead (Ex: Razão social, Nome fantasia, Endereço, Telefone, Nome do contato, etc), podem ser registrados todos os históricos de contato com os atuais e potenciais clientes, como quais assuntos foram tratados, identificando as dores do mesmo e tendo acesso facilmente as informações gravadas manualmente ou no registro de ligações.
Esses CRM’s podem ser em alguns casos até customizados de acordo com a necessidade da empresa, e o registro dos contatos quando tratados de forma acertiva, auxiliam nas classificações técnicas para tomadas de decisões em relação ao relacionamento com os Leads, ou mudanças de estratégias operacionais para os times comerciais, marketing, e atendimento, possibilitando que a organização identifique onde estão suas falhas e também oportunidades, podendo assim explorar e desenvolver melhor suas estratégias.
Existe uma grande variedade de CRM’s disponíveis para o uso das empresas, definidos em 4 tipos, sendo eles: CRM Operacional, CRM Analítico, CRM Colaborativo, e CRM Estratégico, cada um com suas particularidades.
Mas para definir qual a melhor opção para a sua organização, é importante avaliar não apenas o conceito e objetividade de cada um mas também alguns pontos destacados abaixo:
O CRM Operacional é o mais comum utilizado entre as organizações, porém de um enorme potencial em uma negociação e para o time de vendas. Sendo assim, o mais importante é que o mesmo consiga suprir as necessidades definidas, as quais precisam alcançar o objetivo de suporte proposto.
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Por, Roberta Lopes
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