Nas grandes navegações, quando esse lado esquerdo do atlântico ainda não fazia parte do mapa-múndi, as bússolas orientavam os navegadores para onde ir, e praticamente todos os esforços eram direcionados para onde aquele pequeno objeto apontava. No mundo corporativo, ter o seu perfil de cliente ideal é como ter uma bússola bem calibrada, que pode te poupar tempo e dinheiro.
O perfil de cliente ideal, não é apenas aquele que está disposto a adquirir o seu produto ou serviço, ele PRECISA do que você está oferecendo. Sendo assim, o cliente ideal é aquele que não só quer, ele pode fazer negócios com você.
Diante disso, vários fatores formam um perfil de cliente como: características pessoais, de consumo, geográficas, financeiras e outros aspectos que precisam ser relevantes para você e sua empresa. Esse perfil deve ser definido antes da equipe de vendas e marketing começarem os trabalhos.
Caso não tenha, e a equipe já esteja atuando, faça uma filtragem com sua cartela de clientes, com as seguintes perguntas:
Entretanto, existe algo que às vezes nós deixamos passar. Quando Cristóvão Colombo saiu da Europa, ele estava querendo chegar nas índias e por acaso acabou encontrando a América, o que convenhamos foi bem mais lucrativo para a coroa portuguesa e espanhola.
Infelizmente, algumas empresas não desfrutam de um orçamento tão grande igual o dos grandes reinos do passado e podem ou não dar a sorte de encontrar uma América no caminho, por isso, caso você já tenha um perfil definido a muito tempo, faça uma análise de clientes que você já possui e verifique se o perfil de cliente está compatível com a perspectiva da empresa. E por fim, quando definir o seu perfil de cliente ideal, não meça esforços para chegar até ele.
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil