Pitch de vendas, um termo que está muito presente no dia a dia do mercado moderno. Muitas empresas procuram profissionais com a habilidade de executar de maneira clara, algo que o trader de vendas deve estar adequado com essa realidade.
Ele nada mais é que uma apresentação curta e objetiva onde o profissional deve despertar o interesse da pessoa para qual ele está conversando.
Trazendo para o mundo dos negócios, pode-se utilizar o exemplo de uma apresentação para diversos investidores onde o empresário possui 5 minutos para conquistar o interesse de um ou mais investidores.
No caso do trader de vendas o pitch, em alguns segundos, deve incitar o interesse do prospect esteja conversando através da ligação. Ambos exemplos são considerados. Porém, um apresenta uma estrutura mais completa em relação a outra.
Basicamente, podemos dividir a estrutura em 2 níveis, nos quais é possível adequar a estrutura do pitch de vendas para a situação em que o profissional se encontra.
Voltando para os exemplos, o caso do trader de vendas se enquadra no primeiro nível do pitch de vendas já que ele é mais curto. Neste nível o modelo também é chamado de elevator pitch.
Já para o outro exemplo, o caso do empresário, é feito uma união dos dois níveis pois é necessário detalhar um pouco mais.
Portanto, é necessário identificar a situação para utilizar o pitch de vendas correto e não causar um efeito indesejado. E claro, a estrutura do pitch não precisa atender rigorosamente estes níveis inclusive podem possuir mais ou menos etapas, o importante é personalizar para situação que está inserido.
Por, Mateus Daros
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil