Os últimos 2 anos têm sido difíceis e desafiadores para todos, mas principalmente para o setor comercial. O contexto geral deixou todos sem rumo, e mais do que nunca destacou a importância e o valor de estar preparado para o que vem aí. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você aprenda a fazer um planejamento de vendas para 2022 e comece o ano com muita preparação, tendo processos estruturados e previsíveis para um ano espetacular!
O essencial para começar é se planejar. Sempre é interessante partir de um ponto de observação e análise de tudo que passou, absorver todo o possível disso, todos os erros e acertos, e seguir em frente conhecendo o caminho.
Pesquisas e acompanhamentos de mercado são sempre essenciais, especialmente considerando o contexto atual de mudanças constantes e a preparação para o ano que está por vir. Verificar seu nicho, clientes, situação atual do mercado, concorrentes, entre outros, acaba sendo muito vantajoso; sem contar acompanhar a situação geral do país, analisando a estabilidade do momento, situação da vacinação e estudo de modelos híbridos.
Após estudar o contexto e a situação atual, chega o tempo de estabelecer o que se almeja dentro dela. Traçar objetivos não significa necessariamente ter metas definidas, mas definir o direcionamento que a empresa irá seguir, definir seus princípios como missão e valores. E, dentro de um contexto de planejamento de vendas, é importante que esse direcionamento seja feito com base em valores concretos e realidade do mercado (o que destaca a importância do ponto anterior).
Também não há vendas sem equipe, e seu preparo e treinamento deve também ser considerado no planejamento. Pense nas pessoas que a compõem, seus talentos e como podem ser utilizados, e as ferramentas necessárias para esse aproveitamento.
E é essencial lembrar de considerar também os setores de pré e pós-venda, assim como objetivos para nortear campanhas de marketing.
Chegou a hora de fazer acontecer!
Essa é a etapa para definir metas específicas e definidas, designar responsabilidades e obrigações, e estabelecer o passo a passo de como tudo será feito.
É o momento de alinhamento com demais departamentos, estabelecer valores fechados e seus usos, definir a capacitação da equipe, campanhas e contratações.
Estabeleça sempre objetivos concretos e possíveis dentro de seu contexto, para que essa etapa seja muito proveitosa.
Lembre que o planejamento é essencial, mas nada é mais importante do que começar!
Para finalizar, é importante pontuar que o planejamento de vendas precisa ser um exercício e atividade constante para qualquer time, ainda mais em um momento de recuperação e instabilidade do mercado.
Habitualmente analisar, planejar, alinhar e adaptar estratégias para designar metas e planos de acordo são as melhores ferramentas para uma equipe preparada para tudo!
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Por, Amanda Cabral
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