Antes de mais nada, para explicar melhor sobre a técnica de rapport, vamos entender a origem da palavra.
Rapport é uma palavra de origem francesa do século XVII e significa um relacionamento próximo e harmonioso, no qual os grupos envolvidos para se comunicar melhor, buscam entender melhor o sentimento e ideias uns dos outros, ou seja, uma técnica que é utilizada para criar uma sintonia em uma relação com outra pessoa independente a situação.
Já na área de vendas saber usar a técnica de rapport é muito eficiente e valorizado. Vendedores tendem a ter resultados mais assertivos quando aplicam essa técnica com potenciais clientes, fazendo assim as chances de fechar um negócio aumentarem.
A técnica de rapport não pode ser usada para demonstrar boa impressão apenas no início, ou seja, para usar essa técnica corretamente é necessário criar um laço duradouro e baseado em confiança com os potenciais clientes.
Sendo assim, conhecer as características do seu lead para iniciar a prospecção é de suma importância para criar o rapport necessário.
Uma das mais conhecidas que basicamente consiste em espelhar o comportamento do lead o qual está falando. É necessário observar a linguagem usada na conversa, seus interesses e alguns detalhes.
Contudo, é necessário tomar cuidado para não forçar muito a situação.
Mostrar que de fato se importa com o lead, ter uma boa escuta ativa e saber exatamente o tipo de ajuda que pode oferecer, mostrando também que entende do assunto.
Para isso, é necessário personalizar a conversa dependendo de cada lead com as informações que tem em mãos demonstrando interesse.
Não é o momento de forçar a barra e ser insistente para vender a qualquer custo, por isso mesmo que o lead seja pouco receptível seja amigável.
Não deixe a conversa cair em silêncios que vão gerar constrangimentos, é um papel muito importante manter o diálogo.
O bom humor melhora a vida de qualquer pessoa, use isso ao seu favor, no entanto, é necessário soar natural.
Cuidado com brincadeiras desconfortáveis
Agora que você aprendeu o que é Rapport, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Débora Fernanda
Quer saber mais sobre como funciona a prospecção terceirizada na RP Trader, então leia: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil