A prospecção é a chave para o sucesso em qualquer negócio. Ela mantém o fluxo de novos clientes em movimento e, consequentemente, impulsiona o faturamento. No entanto, muitos empresários falham nesta etapa crucial, cometendo o erro mais comum de não escolher a ferramenta certa. A ferramenta correta, aliada à operação adequada, pode transformar a realidade de qualquer empresa. Saber escolher a melhor ferramenta de prospecção pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Inteligência Comercial: Encontrando os Dados Certos
A primeira categoria de ferramentas que vamos explorar é a de inteligência comercial. Essas ferramentas são projetadas para ajudar as equipes de vendas e marketing a encontrar os dados de contato dos tomadores de decisão, facilitando uma abordagem mais assertiva.
Zoom Info
O Zoom Info é uma ferramenta completa para a construção de listas. Além de ter sido fundada em 2019, a empresa recentemente abriu o capital e adquiriu diversas plataformas, criando uma solução robusta que abrange desde a prospecção até a construção de listas. A plataforma permite que você defina filtros avançados, como número de colaboradores, localização, segmento e muito mais, para encontrar seus clientes potenciais.
LinkedIn Sales Navigator
Apesar de o LinkedIn ser uma rede social gratuita, ele possui uma função chamada “Seus Amigos” que permite fazer filtros e buscas mais avançadas. Essa ferramenta é um ponto crucial na minha estratégia de prospecção, pois me permite segmentar por conta, setor, localização e número de funcionários, por exemplo, para identificar empresas-alvo.
BeHavior
O BeHavior é uma ferramenta de inteligência comercial que possui diversas funcionalidades, como filtros, descoberta de dados de decisores e insights para iniciar novas abordagens.
Crunchbase
O Crunchbase oferece uma plataforma completa de inteligência comercial, com diversos insights que ajudam as empresas a encontrar leads relevantes, obter informações de sites de negócios e impulsionar o engajamento. É uma ótima opção para quem está prospectando grandes contas.
LeadForce
A LeadForce permite que você prospecte e descubra dados de decisores, além de possibilitar a criação de eventos que disparam o processo de prospecção. É uma ferramenta interessante para quem deseja automatizar parte do trabalho de prospecção.
Adapt
O Adapt é uma ferramenta mais acessível e útil, principalmente para quem está começando. Ela permite que você construa listas de forma semelhante às outras ferramentas, mas com um custo mais baixo.
Após conhecer essas diversas opções de ferramentas de inteligência comercial, a dúvida que pode surgir é: “Qual delas devo escolher?”
A melhor ferramenta é aquela que melhor se adapta ao seu negócio, contexto e momento atual. Leve em consideração o perfil de cliente que você está buscando, o segmento de mercado e o tamanho das empresas. Uma ferramenta pode funcionar melhor do que outra, dependendo dessas características.
Plataformas de Envio e Engajamento
O segundo grupo de ferramentas são as plataformas de envio e engajamento. Elas são responsáveis por organizar a sequência de trabalho que o seu time de vendas irá executar, definindo a quantidade de tentativas, os canais (e-mail, telefone, etc.) e automatizando todo o processo.
Outreach
O Outreach é uma plataforma completa de prospecção que utiliza inteligência artificial, modelos de cadência e diversas ferramentas para que você possa abordar seus clientes potenciais com a máxima personalização e produtividade. Ela permite a criação de fluxos de trabalho e cadência, usando IA para otimizar as ações com base nas respostas do cliente.
SalesLoft
O SalesLoft é muito semelhante ao Outreach, sendo também uma ferramenta completa de prospecção com funções avançadas de cadência, envio de e-mails e insights para otimizar suas campanhas.
Yesware
O Yesware, inicialmente focado apenas em envio de e-mails, evoluiu e agora incorpora funções de envio e engajamento, permitindo que você trabalhe diretamente no Gmail, acompanhando quem abriu seus e-mails e adicionando atividades de prospecção.
Mixmax
O Mixmax também trabalha integrado ao Gmail, permitindo que você realize prospecção, tenha dados completos, cadência automática e outras funcionalidades que aumentam a sua produtividade. É uma ótima opção para quem está começando, com preços acessíveis.
Gong.io e Chorus.ai
Essas duas ferramentas se destacam na análise de conversas, utilizando inteligência artificial para fornecer insights sobre suas ligações de vendas e ajudar a otimizar sua estratégia de engajamento.
TouchBase
O TouchBase é mais uma ferramenta de envio e engajamento, oferecendo recursos como rastreamento de e-mails, modelos e automação para otimizar o processo de interação com clientes potenciais.
RingDNA
O RingDNA é uma excelente ferramenta que permite o rastreamento de e-mails, uso de modelos e aplicação de técnicas de coaching para otimizar o desempenho da sua equipe de vendas.
Outplay
O Outplay é uma plataforma que permite a construção de fluxos de cadência, fluxos híbridos e multicanal, além de possuir uma inteligência artificial chamada Jason EA, que analisa sua escrita e fornece insights para melhorar seus e-mails de prospecção.
BrokerStation e Growth Machine
Essas duas plataformas têm o objetivo de ajudar nossos clientes a ter uma prospecção mais eficiente e otimizar seus dados, utilizando inteligência artificial para acelerar o processo de construção de estratégias de prospecção e a operação comercial. O BrokerStation, por exemplo, permite acompanhar em tempo real métricas como produtividade da equipe, taxa de conversão, qualidade dos leads e muito mais.
Ao escolher sua ferramenta de prospecção, lembre-se de selecionar aquela que melhor se adapta ao seu processo e à sua realidade. As soluções mais avançadas podem ter funcionalidades mais robustas, mas é importante encontrar algo acessível e que se adeque ao seu negócio.
CRMs: Gerenciando o Relacionamento com o Cliente
O terceiro e último grupo de ferramentas são os CRMs (Customer Relationship Management). Esses sistemas são essenciais para acompanhar o relacionamento com o cliente, tanto durante o processo de vendas quanto na entrega do produto, no pós-venda e na renovação.
Salesforce
O Salesforce é um CRM muito popular, utilizado pelas maiores empresas e conhecido em todo o mercado. Ele possui funções completas de vendas, serviços, suporte e e-commerce. No entanto, os investimentos necessários para implantar e manter a ferramenta podem ser um desafio, especialmente para quem está começando ou tem recursos limitados.
HubSpot CRM
O HubSpot CRM permite rastrear a jornada completa do cliente, desde a primeira vez que ele visitou seu site até o momento em que solicitou contato com sua equipe de vendas. É uma ferramenta robusta e completa, especialmente para quem trabalha com canais de aquisição por meio de anúncios e estratégias de marketing de conteúdo.
Microsoft Dynamics 365
Além de ser um CRM, o Microsoft Dynamics 365 também possui funções de ERP (Enterprise Resource Planning) e gestão financeira. É uma ferramenta muito conhecida pela sua capacidade de adaptação e integração nativa com diversos aplicativos da própria Microsoft. Ao adotar o Dynamics, é importante analisar todo o seu stack tecnológico e separar recursos para projetos de consultoria e customização da ferramenta.
Zoho CRM
O Zoho CRM é parte de uma suíte completa de soluções da Zoho. Ele é altamente configurável, permitindo que você adapte a ferramenta à sua operação. Quando adotamos o Zoho CRM aqui na Growth Machine, levamos apenas 15 dias para fazer todas as parametrizações, migrar os dados e criar as automações, tudo isso sem escrever uma linha de código.
Pipedrive
O Pipedrive se tornou muito popular por ser um CRM amigável e fácil de configurar, com funções de funil. É uma excelente opção para quem está começando. No entanto, após um determinado momento, você pode começar a esbarrar em limitações de funcionalidades, o que pode dificultar a gestão de uma equipe em crescimento que precisa de mais dados e informações.
Outras Opções
Outras opções de CRM incluem o Freshsales, o Insightly, o Bitrix24 e o ActiveCampaign. Cada uma dessas ferramentas possui suas próprias características e vantagens, portanto, é importante avaliar qual se adequa melhor ao seu negócio e às suas necessidades atuais.
Depois de conhecer tantas opções, você pode estar se perguntando: “Qual ferramenta devo escolher?” A resposta é: a que melhor se adapta ao seu processo e à sua realidade. Leve em consideração fatores como o tamanho da sua empresa, o seu orçamento, a complexidade do seu negócio e as funcionalidades que você realmente precisa.
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil