Seja Visto e Lembrado – Geração de Leads B2B: Estratégias Eficazes para Dominar o Mercado em Qualquer Nicho

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Calendário 02 de outubro de 2024
Autor Gabriele Leal
Seja Visto e Lembrado – Geração de Leads B2B: Estratégias Eficazes para Dominar o Mercado em Qualquer Nicho

Se você deseja dominar a geração de leads no mercado B2B, independentemente do seu nicho ou localização, está no lugar certo. Muitos acreditam que o problema das empresas está nas vendas, mas, na verdade, o principal desafio é a geração de demanda. Ou seja, não conseguem atrair um volume suficiente de potenciais clientes interessados para alcançar suas metas. E é aí que entra a geração de leads.

O que são leads?
Leads são potenciais clientes que, de alguma forma, forneceram seus dados de contato, seja ao se cadastrar em seu site ou por outro canal. Eles podem se tornar clientes pagantes à medida que avançam pelo funil de vendas.

Há diversas estratégias para gerar leads, como produção de conteúdo, tráfego pago, mídias sociais, webinars, prospecção outbound, eventos, entre outros. A base de uma boa geração de leads é oferecer algo valioso para atrair a atenção do público-alvo — como ferramentas, templates, planilhas, e-books, etc. Em troca, você coleta informações que podem ser usadas para seguir com o processo de conversão.

Conheça o seu público
Entender para quem você está vendendo é essencial. Conheça as características e dores dos seus clientes para atrair leads com o perfil certo. Uma técnica bastante eficiente é o uso do Google Maps para encontrar dados de contato de negócios locais, como academias, restaurantes, e escritórios de contabilidade. Existem plugins no Google Chrome que permitem extrair informações de contato dessas empresas, facilitando a prospecção de forma automática.

Ferramentas para automação
Ferramentas como o Apollo.io são ótimas para ajudar na prospecção. Elas funcionam como web scrapers, permitindo que você extraia dados de contato de sites ou perfis do LinkedIn, o que ajuda a gerar leads de forma eficiente. No entanto, essas ferramentas nem sempre oferecem todas as informações necessárias para uma abordagem personalizada.

Nesse caso, a terceirização pode ser uma excelente solução. Plataformas como Upwork, Fiverr e Workana permitem contratar assistentes pessoais para enriquecer listas de leads. Com um investimento baixo, você consegue obter dados mais completos, como o crescimento da empresa ou investimentos em tráfego, para personalizar ainda mais a sua abordagem.

Personalização é a chave
A partir do momento em que você coleta os dados de contato, 70% do trabalho está feito. Agora, é hora de abordar os leads de forma eficiente. Uma das melhores formas de fazer isso é personalizando a comunicação. E-mails genéricos não funcionam mais — o segredo está em ser específico e relevante para cada cliente potencial.

O uso de Inteligência Artificial, como a plataforma Station.ai, permite criar mensagens de prospecção personalizadas, alinhadas com as características do seu público-alvo e o seu negócio. Isso torna suas abordagens mais eficazes, aumentando as chances de conversão.

Consistência na prospecção
Não adianta prospectar uma vez e parar. Ferramentas como Apollo, Reply e Dux-Soup permitem criar processos automatizados que garantem a continuidade da prospecção diariamente. Mas lembre-se: apenas mandar e-mails ou mensagens no LinkedIn não é suficiente. O ideal é adotar uma cadência híbrida, combinando diferentes canais, como ligações e interações em outras plataformas.

Inbound x Outbound
Você pode gerar leads de duas formas: inbound, onde os clientes vêm até você por meio de conteúdos que despertam o interesse deles, ou outbound, onde você vai atrás dos clientes. O outbound é o método mais utilizado pela nossa equipe, mas a chave está em entender qual estratégia é mais adequada para o seu público.

Ferramentas e tecnologias a seu favor
Utilize ferramentas que aumentem sua produtividade e aproveite a terceirização para enriquecer seus dados. Além disso, não subestime o poder da Inteligência Artificial na personalização de abordagens.

Conclusão: Geração de leads é uma maratona, não uma corrida
A consistência é crucial para o sucesso. Iniciar e parar o processo de prospecção de forma intermitente vai impactar negativamente seu faturamento. A repetição é o que leva à excelência. Portanto, pergunte-se: você já tem uma estratégia de prospecção outbound eficiente?

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil