A Prospecção é uma das etapas mais importantes do Funil de Vendas. É nela onde conseguimos entender as dores dos clientes, contornar as maiores objeções, gerar valor do nosso produto/serviço e por fim, trazer o potencial cliente para uma Reunião de Proposta (Oportunidade de Negócio).
Existem alguns tipos de Prospecção, entre eles a Prospecção Inbound e a Prospecção Outbound. Ambas são altamente assertivas, depende muito da área em que cada empresa está inserida e qual é o perfil de venda do seu negócio.
A prospecção Outbound nada mais é do que a Prospecção ativa. Nela são utilizadas cadências de fluxo de contato, estratégias de persuasão, autoridade e acima de tudo, uma metodologia a ser seguida. Basicamente, é necessário que se tenha um SDR (Pré-vendedor) específico nessa etapa.
O SDR (Sales Development Representative) é o responsável por fazer a prospecção ativa de novos clientes. Ele irá cadastrar os Leads em sua base, utilizará estratégias para descobrir quem são as pessoas responsáveis da área desejada, fará uma cadência de contato com elas( Ex: E-mail, telefone, LinkedIn, Etc) e por fim, irá qualificar esses clientes e marcar uma Reunião entre o cliente e o Closer (Vendedor) da sua empresa.
Nós sabemos que a Prospecção Outbound além de ser extremamente importante para aumentar as oportunidades do seu Negócio, também é uma etapa que demanda muito tempo, dedicação, conhecimento e resiliência.
Portanto, quando se tem uma pessoa dedicada exclusivamente para isso dentro do seu funil, que seja capacitada e que tenha uma metodologia assertiva a ser seguida, as chances de alavancar as vendas aumentam drasticamente.
A Prospecção Inbound é feita através de Estratégias do Marketing, onde são utilizados anúncios, sites, landing pages, campanhas e afins. O real objetivo dessa estratégia é captar a atenção do cliente ideal, através de vídeos, imagens, copy ‘s, blogs e/ou postagens no LinkedIn, por exemplo.
O cliente que se sentir interessado após consumir os conteúdos da sua empresa, deixará algumas informações para que a equipe do seu comercial entre em contato.
A prospecção Inbound é extremamente importante para os dias de hoje. Alguns números apontam que mais de 75 % das vendas não são concluídas no mundo dos negócios e por isso, quanto mais estratégias de vendas forem utilizadas, maior será a sua conversão.
Por fim, é visível o quão importante é a prospecção de novos clientes. Com essa etapa mais estruturada e assertiva, seu negócio não dependerá mais de indicações para sobreviver e não correrá o risco de estagnar seu número de vendas.
“Quando uma empresa para de vender, é um sinal que ela está morrendo. Quando a empresa volta a vender, é um sinal que além de estar resistindo e sobrevivendo, ela está crescendo.”
Está cansado de perder tempo fazendo uma Prospecção que não está sendo assertiva para o seu negócio? Fale conosco e descubra como a RP Trader pode ajudar a alavancar as suas vendas!
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Por, Vinicyus Magalhães
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil