Terceirização de Prospecção: Descubra se vale a pena

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Calendário 23 de fevereiro de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Terceirização de Prospecção: Descubra se vale a pena</strong>

É comum ver as empresas B2B trabalhando com o modelo de prospecção tradicional, criando departamentos para todos os setores, inclusive o comercial. No entanto, você já parou para analisar a possibilidade de terceirizar a prospecção de clientes? Leia até o final para entender mais!

Pensando rapidamente, pode até parecer que não existem muitas vantagens na terceirização de prospecção, porém se paramos para comparar o custo com treinamentos e gestão de dezenas ou centenas de colaboradores internos com o investimento na terceirização, veremos que o custo interno é muito maior.

Por esse e outros motivos, a terceirização de prospecção de clientes pode ser compreendida como uma opção útil e bastante importante. Na sequência, vamos te contar se vale ou não a pena investir.

Acompanhe!

Tipos e modelos de terceirização para o setor de vendas

  1. Terceirização de uma parte dos vendedores 

Esse tipo de terceirização acontece quando a empresa já possui uma equipe de vendas própria, mas também está disposto a contratar representantes externos. Geralmente isso acontece quando a empresa atende em diversas regiões.

A contratação de um representante regional pode gerar um relacionamento mais forte com os clientes, e ao mesmo tempo, diminui os custos com deslocamento. 

  1. Terceirização total da força de vendas

Já neste caso, a força de vendas é totalmente terceirizada e há a contratação de representantes terceirizados. Esse modelo também gera a economia de custos de RH e demais procedimentos internos. Porém, é preciso mais atenção ao controle dos processos comerciais e cumprimento de metas. 

  1. Terceirização de prospecção de clientes

Já neste tipo é realizada a terceirização tanto do planejamento de prospecção quanto da estratégia, abrangendo: o desenho do funil de vendas, a definição de cliente ideal, criação de listas de prospecção, além da estruturação dos fluxos de cadência e produção dos conteúdos para os e-mails de prospecção. 

Outro ponto que pode ser abrangido é a implementação de plataformas de automação, tanto de vendas quanto de treinamento da equipe interna. 

  1. Terceirização completa: força de vendas e prospecção de clientes

Essa modalidade pode ser considerada como a terceirização de vendas mais abrangente de todas. Além dos itens mencionados no tópico anterior, o fornecedor também disponibiliza um SDR – representante de vendas – para atuar exclusivamente nas estratégias e processos de prospecção. 

Ainda não está convencido que vale a pena?

Acima, você conferiu os modelos de terceirização e os benefícios de cada um deles. Agora vamos te apresentar os impactos positivos que pode trazer para o seu negócio. Veja:

  • Redução de custos;
  • Economia de tempo;
  • Geração de leads qualificados em diversos canais;
  • Aumento de resultados;
  • Maior força de vendas.

Se no decorrer desse conteúdo você pensou em optar pela terceirização de prospecção de clientes para o seu negócio, conte com a RP Trader. 

Entre em contato conosco e descubra como sua empresa pode atingir uma alta performance com esse modelo de terceirização. 

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil