A globalização mesclou ainda mais as diferentes culturas no mundo. Como consequência disso é possível encontrar pessoas de todo tipo na sociedade. Como agravante, o Brasil por si só é um país diverso e plural. Por isso é importante que recrutadores estejam capacitados para escolher as pessoas certas para fazer parte de um time organizacional e realizar um bom treinamento. Esse assunto se torna ainda mais importante quando observamos do ponto de vista empreendedor. Quando se falha o processo de contratação é mais difícil ajudar a pessoa a entender e aplicar a cultura da empresa, desenvolver processos internos e gerenciar as pessoas que estão trabalhando no seu time.
Vamos começar relembrando princípios básicos que vão ajudar recrutadores a contratar pessoas.
Muitos candidatos possuem habilidades excepcionais para exercer determinada função. Hard Skills são importantes para o bom funcionamento de uma organização, mas lembre-se: é muito mais fácil ensinar habilidades técnicas do que formar pessoas com bom caráter.
É importante alinhar os objetivos da sua empresa com a pessoa candidata. Lembre-se da cultura da sua empresa, seus valores, o “porquê” dela existir como organização e procure pessoas que se alinham com esses aspectos. Procure pessoas que desejam transformar vidas, resolver problemas, ser e fazer a diferença. Pessoas que tem um “porque” bem definido na vida, enraizado na sua essência. Prefira treinar habilidade, pois pode ser impossível treinar caráter.
Essa medida é especialmente necessária quando o lado humano for solicitado. No dia a dia é comum as pessoas simplesmente executarem as funções para quais foram contratadas. No entanto, existem momentos que todos serão testados como seres humanos, sendo necessário demonstrar características como empatia, cuidado, afeto, sensibilidade e outras qualidades. Além disso, como gestor, será muito mais fácil motivar e treinar um time de pessoas com bom caráter e que estão alinhadas com o propósito da sua organização.
Falando em treinamento…
O mundo comercial está em constante mudança. O resultado disso é que cresce a demanda por treinamento de pessoas. Processos que antes funcionavam de uma forma de repente passam a funcionar de outra maneira. Por isso, para todo gestor é mais do que importante treinar o seu time constantemente. Como fazer isso?
Treinamento é basicamente preparar alguém ou um grupo de pessoas para agir ou executar determinada atividade dentro de um padrão estabelecido. Por exemplo, talvez seja identificado que uma equipe comercial precise aumentar suas vendas. Então é providenciado um treinamento sobre técnica de vendas, atendimento, pós venda e sucesso do cliente. A ideia é capacitar as pessoas para serem mais eficientes nas suas funções e alcançar o objetivo final: aumentar as vendas.
Não adianta gastar tempo criando um treinamento que nada tem a ver com os objetivos da empresa. Então, o principal requisito na hora de se pensar em treinamento é se está de acordo com os interesses e objetivos da organização. É muito importante lembrar da cultura e missão da empresa bem como do seu “porque” e assim alinhar o treinamento a essas necessidades.
Outro requisito importante é motivar o time a participar e se engajar com o treinamento. Não adianta promover treinamento de qualidade para a equipe se as pessoas alvo deste treinamento não estiverem dispostas a melhorar sua curva de aprendizagem e capacitação. Por isso é importante que o treinamento seja dinâmico, acessível e interessante. Deve também ser prático para que os resultados sejam visíveis em curto prazo e assim o time continue engajado com o treinamento.
Uma maneira de engajar o time para participar de treinamentos promovidos pela empresa é utilizar a participação como critério diferencial para promoções, reajuste salarial, plano de carreira e desenvolvimento profissional e coisas semelhantes.
No geral, a resposta a essa pergunta é: sempre que necessário. Para metrificar isso, é importante diagnosticar as necessidades de treinamento. Para esse diagnóstico, a participação das figuras de liderança é essencial. Eles precisam estar atentos a onde o time precisa melhorar, conhecer seus pontos fortes e fracos para que assim, seja possível entender qual o melhor momento para promover um treinamento específico.
Nesse diagnóstico é importante levantar os requisitos básicos para força de trabalho ou seja se a pessoa que está naquela vaga de fato é a capacitada para ocupar aquela função. Além disso, é importante fazer uma avaliação de desempenho para saber desde quando existe tal problema e quem são os causadores desse problema. A quantificação dessas métricas é fundamental para a promoção de treinamentos efetivos.
Com base no levantamento dessas informações é hora de partir para ação! Programar um treinamento que atenda a essas demandas e que resolva o problema.
E se eu não tiver tempo de promover treinamento?
Talvez levantar todas as informações necessárias, preparar, programar e executar um treinamento não seja viável no caso de algumas empresas. Em situações assim pode ser mais interessante adquirir uma solução de treinamento. Muitas empresas são especialistas em produzir treinamentos B2B. Existem muitas vantagens em adquirir esse tipo de solução, uma delas é a qualidade desse tipo de treinamento. Ninguém mais apto para fazer uma coisa do que um especialista naquilo. Assim, ninguém melhor para treinar um time do que alguém com uma solução voltada para treinar pessoas.
Outra vantagem desse tipo de treinamento é a flexibilidade. Muitas vezes é possível realizar mentorias virtuais em tempo real como videoconferências, webinars, treinamento gravado, presencial ou híbrido. Tudo isso sem perder a qualidade.
Após a aplicação de um treinamento é importante fazer um comparativo do antes e depois. Quais foram os resultados do treinamento? Algo melhorou? Se sim, o que? Alguma coisa ainda precisa de atenção? Qual o cenário geral pós treinamento? Quais dados me dão certeza desse cenário quer seja positivo quer negativo? Com esse mapeamento feito é hora de aplicar mudanças. Talvez, após o treinamento seja necessário tomar medidas que ajudem o time a produzir mais ou aplicar melhor os processos internos. Sendo este o caso cabe à gestão se certificar de que estas medidas sejam tomadas.
A RP Trader® possui um time de pessoas bem selecionadas e que recebem treinamento em vendas literalmente todos os dias. Venha potencializar as suas vendas com nosso time.
Quer ver mais matérias sobre Prospecção de clientes B2B? Acesse nosso blog!
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil